Artigo Científico

    

 O artigo  "Análise do comportamento experimental da qualidade da água em dois projetos brasileiros: por tecnologia de tratamento e em trecho de sistema hidrográfico"  reúne informações desenvolvidas em mais de seis anos de estudos e pesquisa sobre o 'comportamento da água'. Formulando respostas obtidas por tratamentos com uso de metodologias estatísticas e análise da variabilidade das respostas em qualidade de águas. Os dois projetos representam o comportamento da água em duas categorias de pesquisa - em sistema com controle (respostas laboratoriais) e em sistema aberto (sem controle) (respostas obtidas em mananciais, escala real).

    Foi submetido à Revista REGA - Revista de Gestão de Água na América Latina  - para análise e apreciação (em Dezembro de 2010).

RESUMO: O artigo apresenta um estudo comparativo de dois projetos sobre o comportamento-resposta da qualidade da água - em escala de laboratório testando-se amostragens em cinco filtros por tecnologia de filtração lenta para o tratamento de águas de abastecimento humano (projeto 1 = período 1996-1998) e em; um sistema aberto, sendo desenvolvido um plano de amostragem do controle da qualidade da água para uma região municipal, com uso de sistemas de informações geográficas e metodologia estatística por análise de variância com controle de semanas em série temporal (cheias e estiagem) (projeto 2 = 1998-2002). As respostas permitiram um desenho da variabilidade fenomenológica da qualidade da água por assim dizer, estimando valores sugestionados pelas respostas científicas para 'coeficientes de variação' (CV) possíveis, tanto no uso de tecnologia para tratamento com em um sistema natural de produção de água. Assim, de importância para pesquisadores e projetos em avaliação da qualidade da água, indo a elementos da estatística com aplicação no saneamento e nos espaços naturais - como trechos de bacias hidrográficas em sobreposição a área municipal e geopolítica.

PALAVRAS-CHAVE: qualidade de água, recursos hídricos, hidrogeopolítica.

Os projetos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp com orientação junto à área de concentração em "Água e Solo".

Nota: A Figura da postagem mostra o mapeamento em imagem digital do Município de Paulínia - SP de plano de monitoramento da qualidade da água. As fotografias identificam alguns dos pontos e elementos de caracterização da hidrografia. Ao todo foram dois grupos de controle da qualidade da água (projeto 2) neste trecho hidrográfico dos Comitês CBH-PCJ. O mapeamento dos pontos de qualidade da água foram relacionados na pesquisa às formas de uso e ocupação do solo, e ao contexto político de gerenciamento e ordenamento, à variação temporal ao longo do ano e sobre ponderações com uso de métodos estatísticos.

Nenhum comentário: